Como calcular o gasto de tecido para fazer suas cortinas

28 fev

Na foto abaixo fiz um esqueminha pra você saber as duas medidas que deve levar em conta quando for comprar o tecido para sua cortina:

O comprimento da sua cortina vai depender do modelo: se ela vai cobrir a parede toda ou só a janela, se vai vir do teto até o chão ou apenas da moldura até uns 30 centímetros abaixo do parapeito, etc. Não existe regra absoluta a respeito disso, depende do ambiente e do formato da janela. Aqui em casa, por exemplo, o vidro vai até o teto, me obrigando a ter cortinas que vão do teto ao chão. Escolha a melhor opção pra sua casa!

Decidido isso, meça o comprimento que quer que sua cortina tenha, lembrando de acrescentar uma margem para os acabamentos – No alto e nas laterais, pode ser uma bainha pequena de 5cm. Na barra costuma ficar mais bonito uma bainha maior, de uns 15cm, mas tudo depende da sua preferência.

A largura da sua cortina vai depender, obviamente, da largura da janela, mas é preciso considerar se você deseja que a cortina fique ‘farta’ ou mais ‘seca’. Mais uma vez é questão de gosto e depende do ambiente. Outro detalhe a ser levado em conta é a transparência do tecido: se você quer uma cortina de voil, certamente precisará que ela seja mais farta para não ficar totalmente devassada.

Os tecidos têm 1,50m de largura, em geral. Sendo assim, veja quantas larguras de 1,50m você vai querer/precisar para dar o efeito que deseja na sua cortina. Feito isso, você vai multiplicar a metragem do comprimento da cortina com a quantidade de larguras que vai precisar. Por exemplo:

Sua janela tem 2,90m de largura e você escolheu uma cortina que vai do teto ao chão, num comprimento de 3 metros. Para cobrir a janela inteira com uma cortina de estilo mais ‘seco’ o gasto será de:

2,9 (largura da janela) x 1,5 (largura do tecido) = 4,35 – você vai precisar de 4 alturas de tecido.
3 (comprimento da cortina) x 4 (quantidade de alturas do tecido que você vai precisar para cobrir toda a largura da janela) = 12 metros

12 metros é a metragem que você vai precisar para fazer sua cortina.

Se você quiser uma cortina mais ‘farta’ basta aumentar o número de alturas de tecido.

Ficou alguma dúvida? O email está aberto para qualquer coisa: contato@decoracaoaquatromaos.com.br

13 Respostas to “Como calcular o gasto de tecido para fazer suas cortinas”

  1. Anonymous 11.12.12 at 21:170647 #

    A dica funciona. Apenas sugiro que se deixe um pouco mais de tecido pra bainha. Se o tecido for leve ou pouco encorpado, o ideal é calcular 50 ou 60 cm, e dobrar duas vezes. Faz toda a diferença no caimento. Fica lindo!Mimi – Porto Alegre

  2. Rach 11.12.12 at 21:170751 #

    Mimi, isso mesmo, sua dica é ótima principalmente para cortinas de voil, bem fininhas. A barra mais larga e com duas dobras ajuda MUITO pra que ela não fique tão 'esvoaçante'! Obrigada pela lembrança e sugestão! Beijos!

  3. Anonymous 11.12.12 at 21:171002 #

    Adorei as dicas! Você explicou muito bem!!!!

  4. Anonymous 11.12.12 at 21:170558 #

    porque vcs não explicam como fazer bandôs?

  5. val 11.12.12 at 21:170441 #

    querida estou com uma duvida vou fazer as cortinas da casa de meu primo q vai casar e eu farei pq ele esta muiiito apertado então vamos ratear o tecido e mão de obra entre os primos(eu e a irma dele)a medida é 3,45(L)X1,95(A)ganhamos um tecido de voil de 6.oo(L)x3,oo(A,ja esta franzido em 3,50,mas faz do ortar a altura né me ajude!me de alguma ideiabjks e obrigado

  6. Anonymous 11.12.12 at 21:170154 #

    Ola,já de cara gostei…sempre fui uma dona de casa metida em tudo,fazendo de tudo,agora quero fazer minhas cortinas pois acabo de mudar de casa,Sobrado,agora quero deixar tudo com meu jeito,casa mostra a Personalidade dos donos,simples,mas Belo!A dica valeu meu bem,tenho duvida agora é no franzidor,de 2,3,4 ou mais largo,quero bem franzida,voal,o que cairá melhor ?(ainda se usa brincos de cortinas ?as minhas terão…pois vou fazer…)Espero que na proxima vez já possa ter uma dica sua s/o franzidor Danke bitte,Patch

  7. Menina dos Olhos de Deus 11.12.12 at 21:171129 #

    Boa noite, eu não entendi muito bem.Bom quero fazer para colocar na Igreja e lá nós temos o espaço com 6m de largura e 2,60 de comprimento.Você poderia me dizer a quentidade de tecido? irei comprar cetim. Por favor responda-me Obrigada.

  8. Danielle 11.12.12 at 21:171249 #

    Olá, estou perdidíssima, não entendo nada de cortinas. Acabei de me mudar e vou mandar fazer as cortinas da sala e dos quartos. Por favor me ajude!!!! Na sala minha janela tem 1,03m de largura e 2,86 de comprimento (do teto até o chão). Nos quartos a janela tem 1,50m de largura e 2,70m de comprimento (do varão até o chão). Fui até a loja e já escolhi o tecido, que tem 3m de largura. Quantos metros de tecido vou precisar? Agradeço muito se puder me ajudar!!!

  9. Anonymous 11.12.12 at 21:170218 #

    QUANTO VOU GASTAR PARA FAZER UMA CORTINA PARA UMA PAREDE DE 3M E 27 CM DE ALTURA POR 4M 1/2 DE LARGURA COM VOIL DE 3M DE LARGURA?

  10. Renata Simão 11.12.12 at 21:171017 #

    to com uma duvidavou comprar uma cortina pronta ja da leroyhttp://www.leroymerlin.com.br/detalhe-do-produto/-/produto/87606575 (esse é o modelo) o fabricante diz que tem 1,40 de largura x 2,60 de altura a minha casa tem 3,10 de largura por 2,80 de altura.. queria colocar de parede a parede… vou colocar 20 cm mais baixa pra poder dar a altura, mas to na duvida de quantas cortinas comprar … seriam 3? seriam 4,2 de largura, a mulher da loja falou 4, mas seriam 5,60 de cortina… o que acha???

  11. Anonymous 11.12.12 at 21:171136 #

    Otima dica!! muito bem explicado.

  12. Anonymous 11.12.12 at 21:170457 #

    A unica coisa que nao entendi ainda é: para uma cortina de varão eu ja sabendo as medidas da janela, quanto de tecido a mais eu devo calcular na largura para ficar franzida ou com movimento ou farta, nao sei explicar bem. Mas eu quero com mais ondas, pois acho que fica mais bonito. Me ajuda por favor?Desde já obrigada Denise

    • Rachel 11.12.12 at 21:170702 #

      denise, não tem regra em relação a isso, mas acho que se você colocar o dobro da largura da janela já fica um franzido legal. beijos!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.